segunda-feira, 23 de junho de 2014

Cuidado com a goleada...



Vamos lá: vitória elástica sobre um adversário sem perspectivas, mas boa pra dar moral. Neymar fez 2 e assumiu a artilharia da Copa, Fred desencantou pra tirar a zica, 1.º lugar (embora tido como obrigação) garantido.

No 1º tempo, as falhas de sempre: espaços de sobra no meio-campo, com Paulinho apagado, a tradicional Avenida Daniel Alves pela direita, Oscar e Hulk pouco produtivos, Fred tentando resolver as coisas na raça (sem rumo) e a Neymardpendência.

No 2º tempo, melhoras visíveis. O time ficou mais compacto, criou mais jogadas e chegou mais vezes com perigo ao gol adversário. Traduzindo: foi uma equipe propriamente dita, não um coletivo de individualidades.

O Brasil voltou a marcar sob pressão, como na Copa das Confederações, e Fernandinho fez tudo o que esperávamos de Paulinho desde o início da Copa: marcou, se apresentou, tabelou, chegou ao ataque e ainda fez gol. Ramires e Willian também entraram bem, dando mais mobilidade e velocidade.

Se tivesse que arriscar um palpite, creio que Felipão vai optar por Ramires e Fernandinho no lugar de Hulk e Paulinho - infelizmente, por ele e pelo Brasil, o ex-corintiano está longe de demonstrar seu grande potencial. 

Se estivesse no lugar do Felipão, entraria com Maicon no lugar de Daniel Alves sem sombra de dúvida, fechando a avenida aberta pela direita. E no lugar de Hulk, optaria por Willian, formando dupla com Oscar.

É preciso também lembrar que, por mais que Neymar não costume se abalar diante do peso da responsabilidade: ele é um menino de 22 anos em sua primeira Copa, jogando no Brasil. Além do mais, por mais que ele seja fora de série: ele é humano, sendo passível de ser marcado e anulado. E o futebol deveria ser jogado sempre com 11 em campo, e jamais na dependência de um homem só. 

Espero que a equipe aproveite o tempo disponível até sábado para evoluir mais. Pois se o Chile jogar com a pressão, criatividade e velocidade que tem jogado, ainda motivado por eliminar o dono da casa,   e o Brasil se apresentar como se apresentou diante de Croácia, México e no 1.º tempo contra Camarões, passará por grandes apuros. #copa2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário