domingo, 17 de setembro de 2017

"Ô, da potrôna..."

Foto: Rede Globo / Divulgação


Grata surpresa esta nova versão d' Os Trapalhões que acabou de passar na Globo 

Confesso que tinha muito receio de quando anunciaram a produção do programa em parceria com o Canal Viva.

Diferente da Escolinha do Professor Raimundo, no caso dos Trapalhões, nunca diferenciamos os personagens dos intérpretes. Até hoje, sempre me refiro ao Renato Aragão como Didi, por exemplo.

Além disso, Os Trapalhões são produtos do tempo. Muito do que fazia rir nos anos 1970 e 80 hoje seria alvo da patrulha demagógica que habita as redes sociais, textões hipócritas, alvos de mimimi, protestos, ações judiciais e etc.

Porém, fui surpreendido por uma releitura atual do que os Trapalhões faziam em seus primeiros anos na TV: humor circense, com várias esquetes curtas e independentes, sem um roteiro amarrando os quadros e flertando no limite com o politicamente incorreto (até fizeram piada com isso).

O formato escolhido, de quatro jovens querendo ser Trapalhões e Didi e Dedé como mentores foi um acerto. Afinal, repetindo, humoristas e personagens são indissociáveis, o que torna Didi, Dedé, Mussum e Zacarias insubstituíveis.

O elenco, que temi a escalação, mostrou-se um acerto. Com exceção de Bruno Gissoni como Dedeco, que só se justifica pelo grande fã clube dos irmãos galãs (?!?). Embora ator limitado, pelo menos, não atrapalhou na função de escada das piadas e do convencido galã que se acha mais bonito e inteligente do que os demais.

Lucas Veloso como Didico, o nordestino que usa a esperteza como desobrevivência; Mumuzinho como Mussa, o negão sambista e chegado num mé do morro carioca; e, principalmente, Gui Santana como Zaca, o ingênuo crianção da zona rural de MG, foram grandes acertos.

Assim como Nêgo do Borel como Tião, claramente inspirado no saudoso Tião Macalé, lembrando dos grandes elencos de apoio que os Trapalhões sempre tiveram, reunindo nomes como Jorge Lafond, Baiaco e Roberto Guilherme (o eterno Sargento Pincel).

Felizmente, uma bela homenagem, que deve ter animado as crianças de hoje e aquecido o coração dos eternos fãs! 👏👏👏

Nenhum comentário:

Postar um comentário