quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Seagal, o Mito



Como sempre acompanho noticiários esportivos, conheço de ouvir falar sobre o Ultimate Fighting Championship (UFC), embora nunca tenha acompanhado as disputas. Apenas sei que a competição organizada nos EUA que reúne diversas modalidades de lutas e artes marciais, como o jiu jitsu, boxe, muay thai, caratê, entre outras. Sendo assim, conheço os nomes de poucos lutadores, como os pioneiros da família Gracie, os irmãos Minotauro e Minotouro e o super campeão Anderson Silva, “The Spider”.

Entretanto, acabei me envolvendo com a chamada “luta do século” no último sábado (5), entre Silva e Vitor Belfort, acompanhando as informações e a expectativa que cercava o combate, embora não o tenha assisto. Soube do resultado no dia seguinte, quando me impressionei ao ver o massacre imposto por Silva.




Após a luta, me surpreendi ao saber que o vencedor realizou parte de sua preparação para chegar aonde chegou com Steven Seagal. Sim, Steven Seagal: um dos maiores ícones do estilo dos filmes de “ação- macho” produzidos em série entre as décadas de 1980 e 1990.

O roteiro básico deste tipo de filme era composto por heróis que sofriam grandes injustiças e que, renegados pela sociedade, são obrigados a lutarem sozinhos contra o sistema, pretexto para muita porrada, tiros e explosões, em seus mais diversos gêneros e variações.

Meu amigo Lincoln Salazar, verdadeira enciclopédia do esporte, me informou hoje que Seagal é o único ocidental a ter atingido o 7º Dan na faixa preta de aikidô, um dos graus máximos de excelência na modalidade.

Aliás, ele me indicou o vídeo publicado abaixo, do treinamento de Silva com Seagal. Impressionante ver como próximo dos 59 anos, com o rosto embalsamado por botox e esta potente barriga de “Tio do Churraco”, o que Seagal é capaz de fazer com o fenomenal The Spider: o super campeão até parece o looser da escola na hora do recreio...


Nenhum comentário:

Postar um comentário