domingo, 27 de fevereiro de 2011

“I've.... had: The Time of my Life...”



Este post vai pra minha irmã Natália, que completou 21 anos neste domingo (27). Lançado em 1987, portanto, três anos antes de ela nascer, “Dirty Dancing” é um dos filmes de que ela mais gosta. Planejado como um “filme de verão” com orçamento enxuto, elenco desconhecido e sem grandes pretensões de bilheteria. Entretanto, revendo o filme, não é difícil entender seu estrondoso sucesso e porque ele é reverenciado até hoje, não sendo mais um dos muitos filmes dançantes lançados nos anos 1980.

O roteiro é muito simples, recheada de clichês e água-com-açúcar, mas por isto funciona perfeitamente. A história se passa em 1963, quando um casal e as duas filhas adolescentes viajam para uma colônia de férias. A caçula Baby (Jennifer Grey), entediada com as convenções da alta sociedade e o esforço dos pais em garantir bons pretendentes para as filhas, começa a freqüentar o alojamento dos empregados, onde todos se divertiam de verdade, quando se apaixona pelo professor de dança Johnny Castle (Patrick Swayze).

Quando a parceira de John engravida, Baby se candidata a substituí-la no grande festival de encerramento da temporada, quando se sucedem inúmeras lutas contra as convenções sociais, injustiças, a falta de jeito da menina para a dança, até que todas estas barreiras são superadas para o triunfante final feliz!

A trilha sonora do filme é simplesmente perfeita, com destaque à música tema “The Time of My Life” e vários outros sucessos nas rádios, como “Hungry Eyes” e “She’s Like The Wind”. A produção ainda foi responsável por alçar Patrick Swayze ao estrelato, confirmado em Ghost, e ser o maior sucesso da carreira de Jennifer Grey. Curiosamente, um ano antes a atriz participara de outro marco dos anos 1980, como a irmã de Ferris Bueller no inesquecível “Curtindo a Vida Adoidado”.

Abaixo, a seqüência final do filme embalada sob a música tema “The Time of My Life”, interpretada por Bill Medley e Jennifer Warnes. Realmente, a cena ilustra bem a vontade de todo mundo levantar e dançar despertada pelo filme...


Nenhum comentário:

Postar um comentário