terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Simplesmente ridículas

Divulgação: Nikefutebol.com



Para quem ainda não viu, acredite se quiser: as duas camisas acima não são aquelas réplicas grosseiras vendidas por camelôs para gringos sem noção desfilarem em Copacabana ou acharem que estão sambando em alguma feijoada em quadra de escola de samba. Sim: estas coisas horrendas são os novos modelos oficiais a serem usados pela Seleção Brasileira, divulgados nesta terça-feira (01) pela Nike. 

Na semana passada, critiquei a multinacional em razão das constantes descaracterizações às camisas do Corinthians , em especial aos modelos 2. Entretanto, com a Seleção a situação é muito pior, pois os modelos desenvolvidos pela empresa são um total desrespeito ao único país pentacampeão mundial, onde nasceram Pelé e Mané Garrincha, e toda a história que conhecemos. 

Não é questão de bancar o retrógrado avesso às mudanças. Apenas defendo que as inovações e modernizações devam respeitar a história e a tradição dos clubes e seleções de futebol. Um belo exemplo são os uniformes do Brasil nas Eliminatórias (esquerda) e na Copa 2010 (direita), somente porque eles observaram o óbvio: futebol é uma coisa e moda é outra.

Montagem: Intromendo.com / Netshoes.com.br 


Em resumo: não defendo afastar os designers da produção das camisas, mas sim mandá-los estudar um pouco antes de produzir bizarrices neste nível. Não vale a tosca justificativa que o traço central remete à pintura no rosto dos índios?!?! (Sério: eles tiveram a coragem de falar isto...).

Para mim, a Nike já tinha demonstrado claro mau gosto ao padronizar os uniformes de todos seus patrocinados na Copa 2002, só mudando as cores e os escudos, sandice abandonada depois. Graças a isto, o Brasil se sagrou pentacampeão, além de usar um amarelo desbotado, vestido igualmente a grandes potências mundiais, como Coréia do Sul e Croácia...

Repodução: Fistofboom.blogspot.com


Entretanto, depois disto, conseguiram produzir uma camisa ainda mais feia para as disputas das Eliminatórias para a Copa 2006. Afinal, o que eram todos aqueles traços, círculos, escudo no meio do peito e aquela mancha horrenda verde no alto das costas? 

Reprodução: Erojkit.blogspot.com

Depois disto, eles corrigiram o erro nos 8 anos seguintes. Infelizmente, a tentação de fazer besteira voltou a falar mais alto, o que me leva a temer o que serão capazes de fazer como a Seleção se vestirá em 2014, quando a Copa do Mundo será aqui... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário